Página Inicial » Dicas de Construção e Reformas


                                        

     

|02|


Tire suas dúvidas sobre interruptores, Simples, Duplo e Three-way

As instalações de iluminação apesar de simples podem gerar dúvidas e dificuldades. Vejamos como é o detalhe de ligação mais comuns: interruptor simples, interruptor duplo, interruptor three-way.

Macete 01: Nunca o condutor Fase deve chegar no ponto de luz. Motivo: evitar choque ao fazer a substituição de uma lâmpada. O condutor Fase sempre é ligado no interruptor.

Macete 02: Nunca faça uma instalação ou manutenção em um circuito energizado!

 
Interruptor Simples

Como o próprio nome diz essa o mais simples tipo de ligação, o de uma lâmpada comandada por um interruptor. Veja no detalhe que o condutor Fase é ligado no interruptor e na lâmpada chega o Neutro e o Retorno. Indicado para ambiente pequenos e com apenas uma porta de acesso.

Interruptor Duplo

Indicado para ambientes maiores que tem apenas uma porta de acesso e que podem ter a iluminação separada, por exemplo, uma sala de aula.

Nessa ligação cada comando comanda uma lâmpada ou conjunto de lâmpadas.

Interruptor Paralelo (Three-way)

Indicado para ambientes grandes e/ou precisem de acionamento das luminárias em pontos distintos. Indicado para salas conjugadas estar-jantar, escadas (permite ligar-desligar em cada extremidade da escada), quartos. Nos quartos com esse tipo de ligação na cabeceira da cama permite ligar-desligar sem precisar se levantar!

Macete 03: O interruptor para a ligação three-way deve ser obrigatoriamente 03 pinos (interruptor paralelo).

Macete 04: Observe que o condutor Fase e o Retorno são ligados no pino do meio dos interruptores paralelos!

 

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento