Página Inicial » Dicas de Construção e Reformas


                                        

     

|02|


Aprenda fazer Chapisco, Emboço e Reboco

Como fazer um chapisco?
 

Faça uma argamassa de cimento e areia média ou grossa sem peneirar, no traço 1:3. O chapisco deve ser uniforme, com pequena espessura e acabamento áspero. A quantidade de água utilizada deve ser o suficiente para deixar a massa mole, sem ficar escorrendo.
A cura dá-se após 24h da aplicação.

É comum a adição de cola branca (PVA) à massa do chapisco, numa proporção de 1:12 (1 litro de cola para 12 litros de água). Isso fixa melhor a argamassa na parede, evitando o escorrimento.

Chapiscar uma parede ou muro é um procedimento bastante comum feito com massa de cimento e aplicado diretamente na parede ou muro antes do reboco. O chapisco geralmente é aplicado com colher de pedreiro, brocha outra ferramenta que o pedreiro pode usar para jogar a massa na parede. Lembrando que ele é feito diretamente no bloco, tijolo ou outro material que foi usado para erguer uma parede.

Para que serve o chapisco?

O chapisco pode ter várias finalidades e podem existir diversas vantagens em fazer o seu uso, mas a principal delas talvez seja o fato de dar sustentação para o reboco, ou seja, se você aplicar reboco diretamente na parede crua é possível que ele não tenha uma boa aderência e neste caso quando você aplica o chapisco você cria um ambiente áspero na parede que irá ajudar a segurar o reboco quando ele for aplicado posteriormente. Basicamente boa parte dos construtores utilizam essa técnica com essa finalidade para garantir maior aderência na massa do reboco quando ela for aplicada naquele muro ou parede.

Muitas pessoas utilizam o chapisco como uma forma de reboco isto é bastante comum no caso de muros especialmente quando a pessoa não quer rebocar e por isso deixa apenas aplicação na massa chapiscada. Nesse caso ela pode receber inclusive pintura ou você poderá deixar com aparência tradicional de concreto. Outra finalidade de chapiscar uma superfície é que por ser uma massa de cimento, se ela for bem aplicada poderá ajudar a garantir que não haja infiltrações, mas para esta finalidade existem outros produtos que podem ser aplicados de forma complementar também.

Como Aplicar:

Prepare a argamassa para chapisco com o traço de 1:3 (01 parte de cimento para 03 partes de areia média) mais aguado. Se for usar aditivo aplique-o no momento que estiver rodando a massa;

Pegue uma colher de pedreiro cheia dessa massa e aplique na parede, jogando com força para grudar, formando uma superfície “arrepiada” uniforme e regular com espessura entre 3,0mm a 5,0mm.

Deixe curar pelo menos 03 dias para iniciar o reboco por cima do chapisco.

Como preparar um emboço?
 
O emboço é preparado a partir de uma mistura de cimento, cal e areia, em um determinado traço, de acordo com o resultado que se deseja obter.

O emboço utilizado para aplicação em uma parede utiliza cimento, cal hidratada e areia média, no traço 1:2:8.

A água deve ser acrescentada de maneira que resulte em uma massa homogênea e de consistência firme, a ponto de poder ser trabalhada na posição vertical.

Observe que o emboço pode receber um aditivo impermeabilizante, na proporção que estiver descrita na embalagem dele. Esse aditivo auxilia na retenção de infiltrações na parede.

Para aplicar o emboço, a superfície chapiscada deve estar previamente molhada, mas não em excesso. O emboço é uma camada de no máximo 2cm. Para se obter a uniformidade do emboço e tirar todos os defeitos da parede, é importante observar com rigor o prumo e o alinhamento.

Como se faz um reboco?

O reboco é constituído, mais comumente, de argamassa de cal e areia no traço 1:2. Há também a argamassa de reboco já pronta, sem a necessidade de se efetuar mistura de cimento e areia. Ela é amplamente utilizada devido ao seu baixo custo, sendo vendida em sacos de 50kg.

A água utilizada segue o mesmo princípio do emboço.

A superfície que receberá o reboco deve ser também previamente umedecida. O reboco é executado após a colocação de peitoris e tubulações elétricas e antes de guarnições e rodapés.

O reboco é executado com desempenadeira de madeira e deverá ter uma espessura de cerca de 5mm. Em paredes, a aplicação deve ser efetuada de baixo para cima. A superfície deve ser regularizada e o desempenamento feito com a superfície ligeiramente umedecida por meio de aspersão de água com brocha e com movimentos circulares.

O acabamento final é efetuado utilizando uma desempenadeira com espuma. Antes de se aplicar o reboco, a massa preparada deve ter um tempo para descansar. Esse procedimento é chamado de “curtir” a massa e tem a finalidade de garantir que a cal fique totalmente hidratada, não oferecendo, assim, danos ao revestimento.

Qual a medida de massa para rebocar parede?
Segue abaixo a lista do material necessário:

Areia, Cal, Cimento, Aditivo.
Nota: Aditivo é um impermeabilizante adicionado a massa que ajuda a fixar e impermeabilizar a parede.

Veja também: Como fazer a cura do concreto

MEDIDA PARA REBOCAR PAREDES INTERNAS:
Para reboco interno uso a medida de 3+2+1 e aditivo, ou melhor dizendo; três baldes de areia, mais 2 de cal e mais 1 de cimento e aditivo.
Obs: Junte todas as partes para obter uma farofa e depois adicione água aos poucos para obter a massa desejada.

MEDIDA DE REBOCO EXTERNO:
Na parte externa uso a medida de 2+2+1 e aditivo, ou melhor dizendo; 2 baldes de areia, mais 2 de cal e mais 1 de cimento e aditivo.

Aprenda como rebocar a parede

O reboco externo tem uma espessura média de 20mm ou 2cm. Já o reboco interno tem uma espessura média de 15mm ou 1,5cm. Entretanto para conseguir essas espessuras a alvenaria tem que ter sido executada com qualidade em relação a prumo, alinhamento, esquadro e qualidade dos tijolos ou blocos. Veja mais sobre alvenarias em: Execução de Alvenaria, Passo a Passo! Parades que apresentam alguns dos problemas citados fazem que o reboco possa engrossar sua espessura, aumentando o consumo de argamassa, elevando o custo do serviço.

Macete 1: Antes de aplicar o reboco nas paredes elas já devem ter sido chapiscadas. Veja mais sobre chapisco em: Execução de Chapisco, Passo a Passo!

1. Executar as mestras do reboco: as mestras que vão definir a espessura do reboco e guiar o sarrafeamento da parede;

2. Rodar o traço de argamassa de reboco: na betoneira rodar o traço de argamassa de reboco 1:6 (1 parte de cimento para 6 partes de areia) com o auxílio de padiolas.

Macete 2: É importante usar algum aditivo plastificante de argamassa de reboco ou aditivo que substitiu a cal. Geralmente usa-se de 50ml a 100ml por saco de cimento, e tem um custo barato. Veja mais em: Aditivos para argamassas de reboco, passo a passo!

3. Aplique a argamassa na parede: com o auxílio da colher e desempenadeira de pedreiro, seguindo a espessura das mestras;

4. Deixe a argamassa “puxar”. Isso, nada mais é que, deixar a massa descansar para que ela perca um pouco de água para você conseguir sarrafear a massa. Macete 3: Geralmente a massa demora de 45min a 60min para puxar, dependendo do clima: está de sol forte? Está nublado? A parede está sob sombra de árvore? Está úmido?

Macete 4: se você der o acabamento na massa “verde”, ou seja, que ainda não deu pega, o reboco vai trincar todo.

5. Sarrafear a massa: após a massa puxar inicie o sarrafeamento com a régua de alumínio de 2,0m. inicie o sarrafeamento de cima para baixo seguindo as mestras e cruzando a régua entre as mestras para que o pano de reboco fique no prumo e bem acabado;

6. Desempenar a massa: com a desempenadeira de pedreiro inicie o desempeno e acabamento da massa em movimentos circulares retirando os excessos que a régua de alumínio não conseguir retirar. Com a trincha jogue um pouco de água nos pontos aonde a massa já está mais dura e difícil de passar a desempenadeira. Faça isso até que o reboco fique liso e bem acabado.

Macete 5: no encontro de uma massa de reboco velho com o reboco novo desempene a massa no sentido do reboco velho para o novo. O objetivo é ter uma emenda de massas bem feita, sem marcas;

Pronto! Seguindo esses passos você está com o seu reboco pronto e de boa qualidade. Lembre-se sempre que um bom reboco é que vai revelar uma boa superfície acabada seja com tinta, textura, azulejo, papel de parede

 

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento