Página Inicial » Dicas de Construção e Reformas


                                        

     

|02|


O que você precisa saber sobre porcelanatos

Chegou o momento tão esperado por você e sua família, de construir ou reformar a casa. E haverá um momento que será necessário escolher o piso, caso você escolha o porcelanato, há algumas dicas que você precisa saber antes de comprar para o seu lar.

O porcelanato é um dos pisos queridinhos para casa, com diversos modelos ele é uma ótima alternativa para todos os tipos de residências. Se você quer este tipo de piso em sua casa, saiba algumas informações antes.

Como usar:

O porcelanato é um material com alta resistência e que tem diferentes tipos de formação e composição e pode ser utilizado em diversos casos.

Entre os mais utilizados estão os polidos, esmaltados, struturados e naturais.

Onde usar:

O porcelanato pode ser utilizado em todos os cômodos da casa, depende apenas de seu gosto ou necessidade. Claro que cada tipo é ideal para uma área, separar produtos por área pode ser uma boa pedida no momento da escolha do seu piso.

Diferença com os outros pisos:

Sua composição é feita de porcelana e minerais, contando com rejuntes de 2mm a 5mm, com baixo nível de absorção de água, alta resistência e variedade de acabamento. Além de ser mais acessível comparado com outros materiais para piso.

Tipos:

Polidos: com a superfície mais lisa e depois da massa pronta recebe o polimento com uma camada protetora. É indicado para áreas secas de casa como salas, quartos;

Esmaltados: recebem uma camada de esmalte por cima da massa. Pode ser lisa ou áspera, mate ou brilhante, e o PEI. E tome cuidado, os mais brilhantes são os mais escorregadios;

Struturados: com superfície levemente abrasiva é perfeito para áreas úmidas como sauna, garagem, decks;

Natural: é bastante resistente e pouco escorregadio, pode utilizar em ambientes comerciais e residenciais;

Acetinado: possui leve brilho acetinado, sendo pouco escorregadio;

Lapado: este tipo reproduz o brilho de pedras naturais;
indicado para ambientes externos com frequente contato com a água.

O porcelanato é um material extremamente resistente, de fácil manutenção e líder na escolha dos consumidores na hora de decorar, pois além da beleza, podem ser encontrados pelos mais diversos valores, modelos e marcas. Podem ser classificados em função do seu acabamento superficial e lateral. Conheça os tipos de porcelanato que existem no mercado e escolha o seu.

Quanto ao acabamento superficial

Porcelanato técnico: Placa cerâmica não esmaltada para revestimento que apresenta absorção de água menos ou igual a 0,1%.

Esse tipo pode ser dividido em:

Porcelanato técnico polido
Recebe polimento mecânico, o qual resulta em intensidade variável de brilho em toda superfície ou parte dela, de acordo com o efeito estético desejável.
Característica quanto uso: quanto mais bem polido, com brilho mais intenso e uniforme, menos sujeira deve acumular.
Vantagem: quando de boa qualidade, não suja e é muito fácil de ser mantido. Moderniza e dá elegância ao ambiente.
Desvantagem: Devido a sua homogeneidade, tudo aparece, fios de cabelo, discrepâncias no brilho.
Não é boa escolha para quem não gosta de brilho.

Porcelanato técnico natural
Característica quanto ao uso: assim como todo material texturizado, os porcelanatos deste tipo tendem a aderir sujeira com maior facilidade. Como são bem fechados, com porosidade praticamente nula, dificilmente mancham por infiltração, mas mancham por corrosão ou aderência.
Vantagem: bom para áreas externas porque normalmente não escorregam. Ideais para onde o cliente não queira brilho.
Desvantagem: suja com facilidade.

Porcelanato técnico acetinado (polimatizado)
Recebe polimento mecânico que é interrompido em determinado abrasivo resultando em uma superfície acetinada.
Característica quanto ao uso: suja mais do que os polidos por ter uma textura mais aderente. Em alguns casos, mediante a incidência de luz e do ângulo dela, o piso pode apresentar acentuada variação de brilho, isso porque algumas áreas foram mais alisadas do que outras quando o processo de polimento foi interrompido.

Porcelanato Glossy ou Supergloss
Recebe a incorporação de uma espécie de vidro líquido que promove mais brilho, aderência e impermeabilidade. Ao aplicar este produto, a camada protetora deverá ser removida.
Características quanto ao uso: todos que são submetidos ao tratamento super gloss apresentam um brilho diferente dos polidos comuns. Quando vistos sob determinado ângulo, dependendo da claridade ou reflexo da luz, podem apresentar uma aparência enevoada ou engordurada.

Porcelanato esmaltado
Placa cerâmica esmaltada para revestimento que apresenta absorção de água menor ou igual a 0,5%.
Característica quanto ao uso: é o mais fácil de ser cuidado e mantido. Quanto mais lisa for a textura, menos vai incomodar.

Quanto ao acabamento lateral

Porcelanato retificado: pode ser técnico ou esmaltado, mas recebe um desbaste lateral.

Porcelanato não retificado: pode ser técnico ou esmaltado, porém não recebe um desbaste lateral.

 

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento