Página Inicial » Dicas de Construção e Reformas


                                        

     

|01|


O que você precisa saber sobre Forro de Gesso e drywall

Uma das principais vantagens do material é a relação custo-benefício. Ele possui um ótimo acabamento quando bem executado e o valor é relativamente baixo.
 
Além disso, a construção de uma parede divisória de ambiente em drywall é mais rápida (pode levar de um a dois dias, enquanto que o de alvenaria, do mesmo tamanho, pode levar mais de uma semana) e produz pouco entulho.
 
Sobre as outras vantagens do produto, é que o material rende melhor isolamento termoacústico, é leve e alguns são até resistentes ao fogo e à umidade. O gesso também tem alguns pontos fracos. Ele não possui nenhuma resistência a impactos, atritos mecânicos e, em geral, a água.

Drywall

O drywall é um sistema construtivo que combina aço galvanizado com placas de gesso, geralmente utilizado em paredes internas, forros e armários embutidos. O sistema permite soluções criativas, como uso de curvas, recortes para iluminação embutida e muito mais.

Este tipo de material também pode ser utilizado em locais úmidos como cozinha e banheiro, pois para essas áreas existe um material específico, com proteção antifungo e resistente à umidade. As placas são diferenciadas pela cor verde para facilitar a identificação durante a obra. Há também modelo próprio para utilização em paredes que exigem maior resistência ao fogo.

As paredes de gesso acartonado, de acordo com a especialista, podem ser executadas em grandes alturas e vãos e ser combinadas a alguns tipos de revestimentos internos e materiais com propriedades térmicas e acústicas. "Já empreguei este material em uma sala de videoconferência e salas de reuniões, onde se fazia necessário o isolamento de ruídos".

Segundo Associação Brasileira de Fabricantes de Chapas de Drywall, como as paredes drywall são mais estreitas do que as de blocos ou tijolos, há um ganho na área útil de 5% aproximadamente.

Saiba que...

. Gesso em decorações bem elaboradas, realçam e deixam o ambiente mais aconchegante. Atualmente, o material permite que o arquiteto ou decorador crie formas e desenhos que valorizam o espaço.
. O rebaixamento do teto com gesso serve de suporte para um projeto de iluminação mais elaborado, em que é possível direcionar os pontos de iluminação, valorizando, por exemplo, quadro e outros artigos de decoração. Além da tradicional função de embutir luminárias e o cabeamento elétrico, o gesso pode ‘esconde’ as vigas.
. A Associação Brasileira do Drywall publicou no ano passado um manual que explica como obter conforto acústico com o material. Confira as informações e outras instruções no site da instituição, www.drywall.org.br.
. Os sistemas drywall são aprovados nos quesitos de segurança estrutural, segurança contra incêndio, desempenho térmico, durabilidade e manutenção e oferecem ainda facilidade de reparos e fixação de objetos.
. Se surgir um vazamento de água em uma parede de alvenaria, o remédio é quebrá-la com uma talhadeira e uma marreta e achar o ponto do cano que precisa ser reparado. Com drywall, a solução é muito simples: localizado o ponto com vazamento, recorta-se uma ‘janela’ na parede com um serrote de ponta, faz-se o conserto da tubulação e, em seguida, utiliza-se o pedaço de chapa recortado para fechar a abertura

 

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento