Página Inicial » Dicas de Construção e Reformas


                                        

     

|01|


Conservação e manutenção de telhados

Ao começar a fazer a reforma do telhado verifique antes se o madeiramento, as inclinações e especificações do telhado a ser trocado estão em perfeitas condições e se obedecem ao espaçamento. Sugerimos refazer rufos e calhas.

Posso misturar telhas de mais de uma Cerâmica no mesmo telhado?
Não é recomendado colocar no mesmo telhado telhas de mais de um fabricante. Apesar de terem nomes e modelos similares as Cerâmicas diferenciam seus produtos em pequenos detalhes. Um detalhe normalmente diferente nas telhas de mesmo modelo são seus encaixes.

Posso andar sobre o telhado?
Sim, desde que coloque uma tábua sobre as telhas e caminhe sobre ela. Durante a reforma do telhado, nunca pise diretamente nas telhas e, em hipótese alguma, ande sobre o telhado se as telhas estiverem molhadas.

Porque é comum verificar ligeiras diferenças de tonalidade em telhas do mesmo tipo e cor?
As telhas cerâmicas são consideradas produtos naturais, dada a matéria-prima constituinte, e obtêm a sua cor definitiva após a cozedura  quer considerando a telha no seu tom natural, quer com aplicação de engobes. Por este motivo, as pastas utilizadas no fabrico da telha podem apresentar ligeiras diferenças nas proporções dos minerais que as compõem, resultando em pequenas diferenças de tonalidade após a cozedura. Com a aplicação de engobes, este fenômeno, apesar de menos frequente, é também possível, apesar de completamente automatizado o processo de fabrico permitindo minorar estas situações.Uma forma prática de atenuar estas diferenças no telhado consiste em misturar, durante a instalação, telhas de diferentes paletes.

Porque a Determinação da Massa e Absorção de água?
A impregnação de água na telha diminui sua resistência mecânica, impedindo que se ande por sobre o telhado, enquanto impregnada. Assim, quanto menor a massa de água absorvida, melhor a qualidade da telha.

O que são impermeabilizantes para telhas de cerâmica?
São resinas acrílicas ou a base de silicone, desenvolvidas especialmente para aplicação em material cerâmico em geral.O material adere nas porosidades das superfícies, formando uma película protetora resistente e ipermeável que impede a umidade, o acúmulo do pó, fuligem e limo, garantindo assim uma aparência seca e limpa. A superfície a ser aplicado o produto deve ser seca, limpa, isenta de pó, cera, graxa, manchas de óleo, bolor, fuligem, cal, cimento etc. Quando aplicado em superfícies claras, os impermeabilizantes que apresentam resíduos sólidos poderão torná-las levemente amareladas. Para obtenção de bons resultados, a superfície deve estar completamente limpa e isenta de qualquer tipo de umidade. O produto deverá ser reaplicado a cada cinco anos, em futura reforma do telhado.

Como impedir o ataque da umidade nas telhas de cerâmica?
A umidade é um fator natural que ataca todos os materiais, principalmente aqueles expostos ao tempo. Por ser um material poroso, o barro utilizado na confecção desse tipo de telha pode necessitar de proteção contra a absorção de água e o desgaste pela ação dos raios ultravioleta e pela poluição.

 

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento