Página Inicial » Dicas de Construção e Reformas


                                        

     

|01|


Conheça as fases de uma construção em 10 etapas

Depois do projeto definido e finalizado, planejamento e adequação do terreno da construção, chega o momento de “colocar a mão na massa”.

É a partir daí que a obra começa a criar vida, mas pelo fato de poucos saberem exatamente por onde começar ou o que fazer em cada etapa, é onde começam a surgir as principais dúvidas. Para facilitar o início da sua obra, enumeramos os 10 primeiros passos de uma construção:

01 Locação da casa – antes de tudo, é necessário começar o trabalho nivelando e construindo uma marcação no terreno. Esta etapa é muito importante para garantir que as paredes sejam erguidas na posição correta.

02 Fundação – toda obra precisa de uma fundação para apoiar a construção no terreno. Dependendo da homogeneidade e da resistência do solo do local, será necessário construir também um baldrame ou um radier, no caso desse último, só poderá ser usado se o terreno todo tiver o mesmo tipo de solo.

03 Nivelamento – o nivelamento é essencial para qualquer tipo de fundação. Caso necessário, faça uma camada de argamassa para nivelamento (regularização) sobre a fundação pronta. Não se esqueça de fazer a impermeabilização para evitar que a umidade “suba” pelas paredes de sua casa. É importante criar uma proteção a longo prazo para a construção já começando por esse momento.

04 Paredes – nesta etapa chega a hora de subir as paredes da construção. Primeiro faça as paredes do perímetro da casa e, depois, as internas. Use concreto ou tijolos e não esqueça de começar sempre pelos cantos.

05 Canos e conexões – assim que terminada a alvenaria, é necessário contratar um encanador e um eletricista para saber sobre a instalação dos canos e eletrodutos. É importante contar com essa ajuda no início da construção para que não ocorram desperdícios depois.

06 Laje de cobertura – nem toda casa tem laje de cobertura, mas ela aumenta não só o valor, mas também seu conforto e segurança. Não se esqueça de impermeabilizar a laje, pois a água da chuva que se infiltra pelos telhados pode produzir mofo e estragar os móveis.

07 Telhado – para o telhado, o primeiro passo é a construção dos oitões (ou empenas). Eles serão responsáveis pela angulação e caimento do telhado. Se a casa não tiver laje, as paredes devem ser construídas criando essa angulação. É importante lembrar do espaço para abrir a caixa d’agua, caso ela fique debaixo do telhado.

08 Esquadrias – neste momento, chega a hora de preparar o lugar onde ficarão os batentes das portas e das janelas. Esses batentes devem ser nivelados e esquadrejados. Não se esqueça de deixar espaço para o acabamento do piso, quando marcar as soleiras das portas e a altura dos peitoris das janelas. Para instalar as portas, é recomendado pedir ajuda de um carpinteiro.

09 Revestimento – agora que a obra já ganhou forma, o importante é se preocupar com o revestimento para iniciar o acabamento da construção. Este é o momento de impermeabilizar as paredes do perímetro e internas. Assim, sua construção fica muito mais segura.

10 Piso – antes de fazer o piso, coloque os tubos de esgoto para as áreas como a cozinha e o banheiro. Se a fundação for do tipo radier, o contrapiso já está pronto e os tubos já devem estar colocados. Se não for deste tipo de fundação, após a colocação dos tubos, crie o contrapiso. Por cima dele, já podem ser acrescentados os ladrilhos, tacos ou cerâmicas de sua preferência.

 

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento