Página Inicial » Dicas e Truques



|07|

 

Dicas gerais e básicas para segurança de seu computador

Neste exato momento, milhares de computadores podem estar sendo invadidos, por gente que sabe muito bem o que está fazendo, ou mesmo por adolescentes querendo se divertir. Crackers, hackers, phreaks, lamers e toda uma fauna de criaturas perigosas estão mais ativos do que nunca.
  
A Internet não é segura. E, para variar, aqui no Brasil é até pior, porque não há legislação específica para punir os malfeitores digitais. O que se tenta fazer é enquadrar o bandido em outros delitos, como estelionato, falsidade ideológica ou crime contra a segurança nacional.

No entanto existem algumas precauções que se devidamente observadas podem diminuir bastante as chances de que o seu microcomputador seja invadido.Na verdade, tomando as precauções a seguir, você praticamente terá eliminado uma boa parte das chances de alguém conseguir acessar os seus dados privados.

Primeiro as regras básicas:

* Não escolha senhas fáceis, como nomes, o seu login, datas de aniversário, etc;

* Escolha senhas complexas, de oito dígitos, alfanuméricas, que intercalam números e letras, como e6n0g5h7;

* Nunca revele sua senha a ninguém, e tome cuidados para que ela não seja perdida ou roubada;

* Troque sua senha com freqüência, no mínimo a cada dois meses;

* Troque sua senha logo no início de sua assinatura;

* Não deixe sua senha gravada em seu computador;

* Crie o hábito de acompanhar sempre o seu extrato de acesso;

* Evite a todo custo receber e, principalmente, executar programas de origem desconhecida ou duvidosa, piratas, etc., qualquer que seja o tipo: joguinhos, utilitários, "inocentes" e bonitinhos screen-savers etc. Use somente programas originais.Siga as indicações disponíveis nos principais portais de acesso à Internet ( Uol, Terra, Superdowloads e outros).

* Jamais abra ou execute um arquivo recebido pela Internet (assim como por outras vias - como disquetes - também, é claro!) sem passá-lo antes pelo crivo de um programa anti-vírus atualizado;

* Ao fazer compras on-line, selecione com muito cuidado a quem você pretende fornecer o número do seu cartão de crédito.



Agora os macetes:

* Se o seu computador não está ligado em rede com outras máquinas, desligue os protocolos de rede que só vão servir para tornar o seu disco rígido mais acessível para um lamer. Verifique se a opção "Servidor de rede" (Network Server) está desabilitada. Vá no Painel de Controle, clique em Sistema e, na guia Desempenho, clique no botão Sistema de Arquivos. Em seguida, clique na guia Disco Rígido e deixe a opção "Função deste computador" em "Computador pessoal" no campo mostrado.

* Se você trabalha em uma rede pequena, sem firewall (máquina que faz ligação entre duas redes, bloqueando parte dos acessos), deixe as opções que estão em "Compartilhar minha impressora e arquivos" (Painel de Controle ¡ Ambiente de Rede) desabilitadas. Se estiverem ativadas, permitirão que alguém veja seus arquivos. Não deixe pastas compartilhadas na árvore de diretórios sem senhas. Isso também pode facilitar a entrada de estranhos em seu computador. Também, nunca efetue nenhuma conexão externa, Internet ou não, sem conhecimento e autorização expressa do responsável pela rede.

* O Windows 98 vem pré-configurado com algumas opções perigosas, como protocolos de comunicação que só servem para redes corporativas e abrem muitas brechas para invasores.Para evitar isso, desinstale os protocolos NetBIOS, IPX/SPX. Clique com o botão direito do mouse no ícone Ambiente de Rede, que fica na área de trabalho. Na janela que se abrir, selecione os dois elementos indesejáveis e clique em Remover.

* Mantenha seus programas atualizados. No caso do Windows 98, fique de olho nas atualizações para tapar falhas de segurança do sistema, periodicamente disponibilizadas pela Microsoft (http://windowsupdate.microsoft.com). Mantenha sempre atualizados os programas visados como o Office, e softwares que fazem uso intensivo da Internet, como o ICQ. Lembre-se ter sempre a última versão de um bom antivírus, como o ViruScan da McAfee ou o Norton Antivírus.

* Quando estiver navegando em sites suspeitos (sexo, hackers etc.), desabilite as opções de aceitação de serviços Java, JavaScript e ActiveX do seu browser. No Internet Explorer 5.0, vá para o menu Ferramentas e clique em Opções. Após isso, clique na guia Segurança e deixe a barra deslizante em médio ou alto. No Navigator, vá para o menu Editar e clique em Preferências ¡ Avançado e desligue o suporte a Java e JavaScript.

* Oculte o seu IP. O ICQ, programa de mensagens instantâneas, também pode ser uma arma nas mãos de um invasor. Configure o programa para não publicar o seu endereço IP (número que identifica seu computador na Internet). Para isso, clique no botão ICQ, vá para Preferences & Security, Security & Privacy e cheque a caixa "Do not publish IP address".

* É a dica mais antiga , mas vale a pena ser repetida. Nunca, jamais, abra um arquivo executável enviado por alguém que você conhece ou não.

Esses procedimentos não o livrarão de todos os perigos, mas vão dar uma canseira no desocupado que tentar invadir seu pobre computador. Com certeza ele irá procurar alguém menos prevenido do que você.

 

 

 

 

  RECOMENDE NO GOOGLE +1:


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento