Página Inicial » Dicas e Truques



|06|

 

Dicas para uso de Notebocks e Micros em geral


  

INFORMAÇÕES ÚTEIS

- Não desligue seu computador sem antes fechar todos os programas;
- Em tempos de chuvas, retire sempre o plug da linha telefônica do modem;
- Não abra qualquer tipo de E-mail sem saber a procedência, pois pode haver
  E-mail com virus, em especial   os programas com terminações .exe;
- Não execute programas, fruto de Download sem antes saber a procedência;
- Em salas de Chat não revide agressões, pois há pessoas maldosas que
  possuem programas capazes de   danificar o computador alheio.
- Não deixe pessoas desinformadas ou inexperientes utilizar o seu computador.

 

A PRIMEIRA CARGA EM SUA BATERIA

Carregue a bateria nova por 12 horas.

• Recomendamos repetir o processo acima 2 vezes totalizando 3 ciclos de carga, ideal para atingir a capacidade máxima da bateria.

3 CICLOS INICIAIS DE CARGA

Primeira
Carga
6 0%
Segunda
Carga
80%
Terceira
Carga
100%

 

12 HORAS DESCARGA 12 HORAS DESCARGA 12 HORAS DESCARGA

CUIDADOS COM A BATERIA

• Carregue a bateria nova por 12 horas antes do primeiro uso. Utilize até o fim e repita o processo por mais 2 vezes, totalizando 3 ciclos de carga, assim você estará condicionando a bateria e alcançando mais rapidamente sua capacidade total.

• Durante as primeiras cargas, a duração da bateria pode ser menor que o previsto. Isto é normal.

• O notebook poderá estar ligado ou desligado durante a carga da bateria.

• A bateria poderá ficar muito quente ou fria durante a carga. A própria bateria interromperá o processo de carga até que a mesma retorne a temperatura ideal.

• Ao final da carga da bateria, o indicador de carga do notebook, indicará 100%, mesmo assim mantenha o carregador conectado até completar o ciclo informado acima, isso fará com que a bateria receba uma carga complementar.

• Evite deixar o carregador conectado por um período muito longo.

• Baterias sem uso perdem a carga com o tempo. Após muito tempo sem usos (a partir de 2 meses aproximadamente) poderá ser necessário condicionar novamente a bateria com cargas de 12 horas.

• Uma bateria NiMH dura mais tempo e terá desempenho melhor se for completamente descarregada de vez em quando. Para descarregar a bateria de NiMH, utilize-a até o fim. O notebook exibirá vários avisos de bateria fraca e que a mesma necessita ser recarregada. Ignore esses avisos. Quando o notebook desligar sozinho deixe-o desligado e não conecte nenhum carregador por cerca de 30 minutos.

• Não dê curto-circuito em sua bateria, evite guarda-la junto a objetos metálicos, pois o contato com seus pólos poderá causar um curto que irá danificar seriamente a mesma.

• Baterias têm vida útil limitada. Quando sua bateria diminuir consideravelmente o tempo de duração, (exemplo: metade do previsto) a mesma deve ser trocada.

CONHEÇA SEU COMPUTADOR

PORTAS SERIAISs: Geralmente são usadas para conectar o mouse e modem externo , mas também podem ser usadas para fita backup externa ou para uma impressora serial. As portas seriais também são conhecidas como COM1 e COM2.

PLACA DE SOM: É uma placa interna do computador, com a qual pode-se processar e escutar a parte de áudio. Possui uma saída para alto-falantes, uma entrada para microfones e uma saída para joystick.

CD-ROM: A maioria dos aplicativos como jogos e programas estão disponíveis em CD-ROM. As unidades de CD-ROM são padrão em quase todos os novos PCS.

PLACA DE FAX MODEM: O modem é responsável por transferir e receber dados pela linha telefônica. Podendo ser utilizado para mandar ou receber fax, ou informações, através de : BBS, Internet, acesso a bancos eletrônicos, entre outros.

CD - RW: Esse componente permite a você, gravar e desgravar um CD (para esta função é necessário uma mídia específica). Isso quer dizer que além de visualizar informações você pode copiar informações nele. Unidades de CD-R são úteis para o armazenamento de arquivos de imagens, áudio e dados e são compatíveis com CD´s existentes no mercado.

IMPRESSORA: Dispositivo que permite imprimir sobre papel as informações que você desejar. Existem vários tipos de impressoras, que empregam diferentes métodos de impressão, tais como matriciais, jatos de tinta e laser. Consulte seu fornecedor para encontrar a mais adequada às suas necessidades.

ZIPDRIVE: Unidade de disco flexível especial, funciona como o drive de 3 1/2, mas com um disquete com uma capacidade até 100 vezes maior do que o comum.

DVD: O DVD armazena quase 10 vezes mais dados que um CD-ROM padrão, e pode conter filmes de qualidade digital e entretenimento doméstico que você pode assistir em seu PC. Discos DVD armazenam entre 4.7 GB e 15.9 GB de dados e as unidades rodam seus CD-ROMs existentes.


INSTALANDO O SEU COMPUTADOR

Ao instalar seu monitor verifique se existe espaço suficiente entre o monitor e a parede, para que não prejudique a circulação de ar, evitando aquecimento. Isto também serve para CPU (torre). Quando estiver sentado em frente ao teclado, assegure-se de que a parte mais alta do monitor esteja abaixo da linha horizontal de seus olhos

O MONITOR: Rpossui dois cabos, um de sinal que é plugado na saída de vídeo do computador e um outro cabo de força tripolar que deve ser conectado à rede elétrica.

O TECLADO: possui na extremidade do cabo um conector tipo MINI DIN que deve ser ligado na parte traseira do computador (Conector MINI DIN ROXO). Ajuste o nível de inclinação através dos dois pés que se encontram embaixo do teclado.

O MOUSE: possui na extremidade do cabo um conector MINI DIN. Conecte-o na saída MINI DIN VERDE, na parte traseira do gabinete do computador.

AS CAIXAS DE SOM: são conectadas na saída identificada pela cor VERDE (saída RCA) e o cabo do modem deve ser plugado na saída "LINE", ambas se encontram na parte traseira do equipamento

O CABO DE FORÇA: possui uma extremidade tripolar que deve ser conectada à rede elétrica e uma outra na CPU, mais precisamente em um encaixe localizado na parte traseira superior do computador.

Antes de ligar o equipamento verifique se o computador está chaveado na voltagem correta para região, 110V ou 220V.
Agora você pode ligar seu computador, pressionando o botão liga/desliga.


PROBLEMAS AO LIGAR

* Antes de levar seu computador até a assistência técnica verifique se o problema da sua máquina é um dos listados abaixo e proceda conforme indicado. *

O COMPUTADOR NÃO LIGA: Verificar se o micro está conectado corretamente à rede elétrica e/ou o estabilizador está ligado.

OS PERIFÉRICOS NÃO FUNCIONAM: Verificar se todos os cabos estão conectados corretamente à CPU

O SISTEMA OPERACIONAL NÃO RESPONDE: Pressione as teclas "Ctrl"+"Alt"+"Del" uma única vez. Localize o arquivo que parou de responder, selecione-o e clique em "Finalizar Tarefa".Em último caso, se o sistema ficar sem responder por mais de 1 minuto, reinicie o computador apertando o botão "Reset" da CPU.

ERRO NA INSTALAÇÃO DE PROGRAMAS: Veja se o seu procedimento de instalação está de acordo com os do sistema e se os discos de instalação não estão danificados.


CUIDADOS ESPECIAIS

O piso do local a ser instalado o micro deve ser de borracha, cerâmica, concreto ou outro material que evite o acúmulo de poeira ou eletricidade estática. Nunca em locais acarpetados;

- Ligue o equipamento sempre em tomadas trifásicas e estabilizadas;

Não obstrua a saída do ventilador que se localiza na parte traseira do computador;

A limpeza do computador deve ser feita com um pano úmido e o teclado pode ser limpo com ar comprimido de baixa pressão. Não use produtos químicos ou diluentes;

Os micros são embalados em caixas com proteções especiais, guarde a embalagem para eventuais transportes.

Siga estas sugestões para cuidar do computador e do monitor:

- Opere o computador em uma superfície plana e resistente. Deixe pelo menos 8 cm de espaço livre atrás da unidade do sistema e acima do monitor, para permitir fluxo de ar necessário.
- Mantenha o computador longe de umidade excessiva, da luz do sol direta e temperaturas excessivas.
- Nunca obstrua as aberturas para ventilação do monitor com qualquer tipo de material.
- Sempre que for transportar ou enviar seu computador para o Serviço Técnico especializado faça uma cópia de segurança dos arquivos.
- Coloque os componentes do sistema e dispositivos externos em embalagens originais semelhantes, suficientes para protegê-los.


DICAS DE TRABALHO

- Backups - Fazer o Backup de todo disco rígido pode ser impraticável, mas certifique-se de que todos os seus arquivos de dados e de personalização, o Registro e os arquivos de configuração dos aplicativos tenham uma cópia de segurança. Mas nunca faça isso apenas uma vez, transforme essa tarefa num hábito.

- Certifique-se de ter os discos de inicialização do Windows atualizados(Painel de Controle/Adicionar ou Remover Programas / Disco de inicialização).

- Registre os nomes e senhas de usuários em papel e mantenha-os em um lugar seguro.

- O Registro do Windows não é algo com que se deva mexer, a menos que você já tenha alguma experiência em utilizá-lo. Mesmo que esteja familiarizado com ele, deve ser sempre extremamente cuidadoso para não se desviar da tarefa, arriscando-se a causar sérios danos a seu sistema.

- Já mencionamos que você deve fazer um backup de seu PC?

- Cole uma etiqueta com a cópia do número de série de cada programa na caixinha do respectivo CD, ou escreva esse número no próprio CD (ao lado do rótulo de preferência).

- Se estiver em rede, mantenha uma cópia de todas as suas configurações de rede (endereço IP, DNS, Gateway, definições de placas de rede e assim por diante sempre à mão.

- Se não está quebrado, não tente consertar! Se não houver nenhuma forte razão para abrir o gabinete, atualizar seu sistema operacional ou seus aplicativos, não os faça.

- Sem brincadeira, o assunto é sério: os backups são importantes.

 

 

 

  RECOMENDE NO GOOGLE +1:


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento