Página Inicial » Dicas e Truques



|06|

 

Quer emagrecer ?  Corte os maus hábitos

 
Pesquisas realizadas nos Estados Unidos apontaram 14 hábitos que engordam.  A boa notícia é que são hábitos fáceis de mudar. A má notícia é que ninguém acredita que estas coisas fazem diferença e, portanto, continuam na mesma.

Quer perder uns quilinhos aí? Sai dessas, ó:

Muito tempo na frente da TV
Pessoas que passam mais de 2 horas por dia na frente da TV têm mais chance de engordar do que as pessoas que assistem meia-hora por dia. Quando estamos assistindo TV nosso metabolismo descansa. Baixam os batimentos cardíacos, baixa a pressão sanguínea e baixa a quantidade de calorias que nós precisamos para viver. Sabe quantas calorias você usa para ver 1 hora de TV? De 20 a 30 calorias, no máximo. Só! Não serve pra gastar nem uma maçã da Mônica.

Comer rápido
Depois que a comida caiu no estômago, o cérebro leva de 15 a 20 minutos para nos mandar a mensagem do ”Parou! Já tem coisa demais aqui dentro“. E só quando esta mensagem chega ao nosso cérebro é que nos sentimos satisfeitos. Quando comemos rápido, não dá tempo do cérebro mandar a mensagem do Chega e, consequentemente, comemos mais do que precisamos. Na melhor das hipóteses saímos da mesa com a sensação de Tô Cheia ou com aquela outra do Mantenham distância. Eu vou Explodir.

Comer enquanto faz outra coisa
Pessoas que costumam comer enquanto fazem outra coisa têm mais chances de ser obesas. Exemplo? Comer na frente do computador, comer vendo TV (isto já foi citado), comer falando no telefone, comer andando pela rua ou pelo shopping, comer lendo, comer enquanto arruma alguma coisa. Pááára com isso! Senta e come o seu lanche ou a sua refeição em paz. (Amém!)

Fast Food
Só o nome já condena: Fast. E comer rápido você já sabe que não funciona. Fora isso, Fast Food geralmente tem montes de Gordura Trans e Gordura Saturada. Pra completar, você vai ter fome de novo mais rápido, porque Fast Food não alimenta. Porque? Porque geralmente têm baixos teores de fibras e proteínas. Tá, eu sei que é bom. Mas é um lixo, ok? Beber também é bom e nem por isso você fica bêbado todos os dias.

Comer para aliviar o coração (não o estômago)
Especialistas estimam que 75% das pessoas com excesso de peso engordaram por motivos emocionais. Os sentimentos mais engordativos são: depressão, stress, solidão e ansiedade. Como é que resolve? Isso eles não dizem (os desgraçados). Mas eu acredito que a solução seja inventar outro hábito para compensar ou procurar um Psicólogo. Tratar da cabeça também funciona bem para quem não consegue emagrecer, sabia? É matar um mal pela raiz.

Pouco exercício (ou nenhum)
A maioria das pessoas que vivem em cidades grandes passam quase todo o dia sentadas. É no trânsito, depois no trabalho, depois no trânsito de novo e, pra finalizar, em casa. Eu sei que quase ninguém tem tempo (ou dinheiro) para frequentar academias, mas pequenas coisas podem ajudar muito. Por exemplo: procure andar mais a caminho do trabalho. Pule um ponto antes ou estacione o carro mais longe. É prédio? Use as escadas.Vai almoçar? Tente um lugar mais longe.

Gordura gosta de companhia
Um estudo feito pelo New England Journal of Medicine constatou que excesso de peso pode ser “socialmente contagiante”. Ou seja: amigos e namorados gordinhos nos levam facilmente para o mau-caminho da Gula. Acabar com eles não é a solução, lógico. O negócio é acompanhar na amizade mas não nos pedidos do restaurante, nem nos lanchinhos fora de hora. É preciso prestar atenção, porque sem querer acabamos embarcando nos mesmos excessos que o outro. Afinal de contas, comer é bom mesmo e quando temos companhia, já viu né… Melhor ainda.

Dormir Pouco
Quando você dorme menos do que o corpo precisa (8 horas para um adulto) estimula a produção de um hormônio chamado Ghrelin (ou Ghrelina). Este maldito hormônio descoberto em 1999 estimula o apetite e o ganho de peso. Ao mesmo tempo, quando você dorme menos, inibe a produção de Leptina - um hormônio bacana que tira o apetite e ainda é responsável pela queima de calorias. Segundo uma pesquisa feita pela Universidade de Bristol na Inglaterra, cada 1 hora a menos de sono corresponde a 3% a mais de peso na criatura insone. Resumindo? Dormir 8 horas por dia ajuda a emagrecer porque produz hormônios gente-boa. Dormir menos do que isso ajuda a engordar porque produz hormônios sacanas.

Falta de Noção!
Tem noção de quantas calorias existem em um Big Mac? Ou em um saudável Açaí? Vamos lá: cada 100g gramas de Açaí tem umas 160 calorias. Uma tigela daquelas com banana e granola chega a umas 500 calorias. Isto é caloria PACAS. E tem gente que come Açaí no lanche da tarde na intenção de ser saudável. Ok, saudável é (apesar daquele gosto de terra). Mas se você quer emagrecer, não serve. Muita gente MESMO come sem noção de quanta energia está ingerindo. Informe-se! Vou publicar um link pra alguma tabela de calorias no final deste post. Quem não tem noção do que está comendo pode ingerir até 2 vezes mais calorias do que precisa.

Cartão de Crédito nas Refeições (é sério)
Os caras da Visa fizeram uma pesquisa e constataram o seguinte: as pessoas que usam Cartão de Crédito para pagar o almoço em restaurantes de Fast Food (frequencia de uma vez por semana) gastam 30% a mais do que os controlados que pagam com dinheiro ou Ticket. Segundo os cálculos, isto resulta em uns 2 quilos e meio a mais por ano. Parece pouco, né? Mas de pouco em pouco é que a galinha enche o papo (E vira uma Supergalinha. Talvez um Chester)

Pular Refeições
As pesquisas dizem o seguinte: quem toma café da manhã tem menos probabilidade de engordar e o café-da-manhã também ajuda as pessoas que emagrecem a manter o peso desejado. Você toma café-da-manhã ou sai correndo que nem eu sem comer quase nada? Certo… Preciso parar com isso. Segundo os especialistas, pular uma refeição resulta em “ataques de compensação”. Sabe quando você perde o controle? Pois é. Agora eu entendo porque no Vigilantes do Peso você TEM que fazer pelo menos 4 refeições por dia.

Roupas Desconfortáveis
Em algumas empresas americanas a sexta-feira é conhecida como “Jeans Day”. Ou seja: o Dia do Jeans. É o dia em que as pessoas podem ir trabalhar com roupa casual. Nada de saias, saltinhos, ternos, meia-fina ou gravata. Sabe o que acontece no Jeans Day? Os felizes americanos - sentindo-se muito mais confortáveis - movimentam-se mais. Pra você ter uma idéia, chegam a dar 491 passos a mais do que nos outros dias da semana. E até alguns passos a mais por dia fazem a diferença, mesmo parecendo pouca coisa.

Ignorar a Balança
Pesquisadores acompanharam dois grupos de pessoas que queriam emagrecer. O grupo que se pesou todos os dias, emagreceu 5 quilos. O grupo que não se pesou todos os dias, emagreceu só 2. Se você pretende emagrecer, adote a balança mais próxima como a sua companheira de jornada e fale com ela pelo menos 2 vezes por semana. Assim você tem noção de quando precisa fechar um pouco mais a boca. Ela é o seu controle!

Tédio
Os ingleses descobriram que as pessoas comem mais quando estão entediadas do que quando estão deprimidas. Tá certo que ninguém tem o “hábito” de ficar entediado. Mas quando ele vier, a gente precisa ficar de olho para não tentar resolver a situação com um pacote de Bono Doce de Leite.

 

 

 

  RECOMENDE NO GOOGLE +1:


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento