Página Inicial » Dicas e Truques



|06|

 

5 Dicas Essenciais para o Windows XP


  

1 - Fazer o backup do WPA, para evitar a reativação:
Se você tiver o Windows XP já ativado e funcionando corretamente em seu computador, pode ser que necessite reinstalá-lo por algum motivo nesta mesma máquina. Neste caso, você terá que reavivá-lo novamente para que o sistema funcione. Para evitar isso, antes da reinstalação, faça uma cópia de segurança do arquivo WPA.DBL que está no diretório C:\Windows\System32.
Após a reinstalação do Windows XP, coloque o arquivo neste mesmo diretório e a ação está terminada.
Vale a pena dizer que o arquivo WPA.DBL é onde o sistema armazena as informações sobre o hardware instalado no computador.


3 - Desative os balões de aviso do Windows XP :
Se você deseja desativar aqueles “balões de aviso” que aparecem sempre que o Windows executa alguma função específica, faça o seguinte:
Iniciar / Executar, digite regedit e vá na chave:
HKEY_CURRENT_USER / Software / Microsoft / Windows / CurrentVersion / Explorer / Advanced
Clique no menu Editar, vá em Novo / Valor DWORD, digite EnableBalloonTips e pressione Enter em seu teclado. Se já houver essa variável ali, altere o seu valor para 0 (zero).
Reinicie o computador e os balões não serão mais exibidos pelo sistema.


3 - Entrando diretamente no Windows :
Caso somente você esteja usando o computador e, por isso, o login não é necessário, você pode desativá-lo.
Para isso, vá em Iniciar / Executar, digite “control userpasswords2” e clique em OK.
Na guia Usuários, desative o item “Os usuários devem entrar com um nome e senha para usar este computador” e clique em Aplicar.
Quando o sistema pedir um nome de usuário e uma senha, informe o usuário padrão e digite uma senha (não deixe este campo em branco!).
Após isso, pressione OK, vá a:
Iniciar / Configurações Painel de Controlo / Contas de Usuário, clique em “Alterar o modo como usuários fazem logon ou logoff” e desative os itens:
“Use a tela de boas-vindas” e “Use a troca rápida de usuário”.
Com isso, o Windows carregará mais rápido e não será necessário passar pela tela de login.


4 - Recarregar o Explorer.exe :
Algumas vezes, o executável explorer.exe (que entre outras coisas, mantém a estrutura de janelas e a Barra de Tarefas funcionando) trava e a Barra de Tarefas (a barra onde se encontra o botão Iniciar) pára de responder ou some.
Dependendo do caso, o próprio Windows executa novamente o explorer.exe e este reativa suas funcionalidades. Quando isso não ocorre, existe uma solução fácil e que evita a necessidade de efetuar logoff ou de reiniciar: simplesmente pressione Ctrl+Alt+Del, vá a Arquivo / Executar nova tarefa e digite explorer.
O explorer.exe será então carregado novamente.


5 - Desinstalar o Windows Messenger (e outros programas) :
Alguns programas que acompanham o Windows XP não possuem nenhuma forma acessível de remoção, mas isso é possível. Um desses softwares é o Windows Messenger. Para desinstalá-lo, abra o Bloco de Notas (Notepad) e por ele procure o arquivo sysoc.inf, presente em C:\Windows\inf.
Na seção Components, remova somente a palavra hide do componente que você deseja remover.
Neste exemplo, a remoção é do software Windows Messenger e sua linha no arquivo sycoc.inf - msmsgs=msgrocm.dll,OcEntry,msmsgs.inf,hide,7 - ficará assim: msmsgs=msgrocm.dll,OcEntry,msmsgs.inf,,7.
Após isso, salve o arquivo e os componentes escolhidos agora poderão ser desinstalados normalmente pelo Painel de Controle / Adicionar/Remover Programas. Vale dizer que a primeira palavra em cada linha indica o programa (Pinball, MSWordPad, etc) e para cada uma delas é necessário remover a palavra hide para que o aplicativo em questão possa ser removido do Windows XP.
Antes de executar o procedimento, faça uma cópia do arquivo sysoc.inf, por precaução.

 

 

 

  RECOMENDE NO GOOGLE +1:


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento