Página Inicial » Dicas e Truques



|06|

 

Como salvar vídeos do Youtube


  

Trata-se de um guia para baixar vídeos dos sites acima e convertê-los para MPEG (1 ou 2) ou AVI. Em primeiro lugar, tenha à mão o URL do vídeo que você quer salvar, ou seja, o endereço web do dito vídeo, aquele que começa com "http://...".

Acesse o site www.keepvid.com, e digite o URL no campo abaixo. É claro, copy/paste (copiar/colar) também vale:

Deixe o "Any site" como está e clique no botão "Download", mais à direita. Logo abaixo do campo, o site vai mostrar "›› Download Link ‹‹":

Clique neste link com botão da direita e selecione "Save target as..." (ou "Salvar destino como..."). O sistema vai lhe oferecer um nome bem maluco para o arquivo, com extensão ".flv". Escolha a pasta onde ele será gravado e nomeie-o à vontade, mas não toque na terminação ".flv". O arquivo será então baixado. Seu tamanho dependerá da duração do vídeo.

Agora é hora de converter o vídeo que foi salvo com formato FLV, que significa vídeo de animação Flash, para o formato AVI ou MPG. Para isso, será utilizado o utilitário gratuito FLV Convert, que pode ser baixado aqui. É um arquivo zipado, ou seja, compactado. Use os programas WinZip, WinRAR ou similares para descompactá-lo. É importante, porém, que ao extrair o "ffmpeg.exe" ele seja gravado num arquivo que esteja no "path". Se você não sabe do que se trata, extraia-o simplesmente para a pasta "c:\windows\system32".

Execute o programa "flvconverter.exe", que está no zip, e selecione o arquivo FLV que você salvou no primeiro passo, clicando em "Add Files":

Selecione a pasta onde será gravado o vídeo convertido para AVI ou MPG, clicando em "Browse" e escolhendo a pasta:

O próximo passo é escolher o formato de saída -- AVI, MPEG 1 ou MPEG 2. Quanto ao Bitrate, ele vem como 600 k/bits, mas o valor 300 está de bom tamanho. Com 600, o arquivo de saída ficará grande demais, sem grande diferença para melhor na qualidade do vídeo. Se nao tiver escolhido um formato, fique com o MPEG 1 mesmo.

Clique no botãozão "Process". Vai surgir uma pequena janela, onde você deve clicar em "Yep, convert those FLV's". Ou então, clique em "Nah I'll run it later!", caso queira converter depois, através do arquivo "convert.bat", um arquivo batch do velho sistema operacional DOS, que realiza a conversão propriamente dita. A conversão demora pouco mais de 20 segundos, para um vídeo FLV de cerca de 10 MB.

O processo de conversão se baseia no já citado programa "ffmpeg.exe", que ainda tem alguns defeitinhos de projeto. Em alguns casos, por exemplo, o vídeo convertido não tem áudio. Mas experimente por si mesmo e talvez tenha sucesso na conversão.

Divirta-se e bons salvamentos!

 

 

 

 

  RECOMENDE NO GOOGLE +1:


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento