Página Inicial » Dicas e Truques



|05|

 

Como recuperar um pendrive corrompido?

Conectou o seu pendrive ao computador, mas o dispositivo apresentou mensagem de erro ou não funcionou corretamente? Há algumas medidas que podem recuperar um dispositivo de armazenamento inacessível. Para te ajudar, veja este tutorial completo com diversas para reparar um pendrive corrompido.


Pen drives podem ficar corrompido com o tempo e demandam correções

Atenção: os métodos a seguir apagam os dados do seu dispositivo. No entanto, há ainda a possibilidade de recuperá-lo após o processo. Para isso, veja como usar a ferramenta Recuva para restaurar os arquivos.

- Através do Windows
Ao conectar o pendrive em seu computador, se estiver sendo exibida a mensagem “Formate o disco na unidade X para poder usá-lo”, isto significará que o sistema de arquivos do mesmo sofreu algum tipo de dano. Neste caso, siga os passos abaixo para resolver tal problema:

Passo 1. Na janela exibida, clique no botão “Formatar disco”;


Clique em "Formatar disco"

Passo 2. Na tela seguinte, em “Sistema de Arquivos”, escolha o tipo desejado. No campo “Rótulo do volume”, forneça um novo nome e, em seguida, certifique-se que a opção “Formatação rápida” está desmarcada. Por fim, clique no botão “Iniciar”. Tal processo, realizará uma formatação completa no dispositivo. Ou seja, além de ser executada a remoção dos dados, uma verificação em busca por setores inválidos também será realizada.


Execute a formatação completa do pendrive

- Programas de terceiros

Outra alternativa para recuperar um pendrive corrompido é utilizar programas tanto para corrigir possíveis erros como para formatar o disco. Caso você esteja consiga acessar o pendrive, mas ele apresente algum tipo de instabilidade, siga os passos a seguir:

Passo 1. Faça o Downloads gratuíto da  ferramenta  Authorsoft USB Disk Storage Format Tool;

Passo 2. Realize a instalação do software e após o término do processo, execute-o;


Realize a instalação do utilitário de verificação de discos USB

Passo 3. Primeiramente, realizaremos uma verificação no disco para encontrar e corrigir possíveis problemas, como setores defeituosos. Na tela principal da aplicação, marque as opções “Correct errors” e “Scan drive”. Em seguida, clique no botão “Check Disk”. O processo de verificação poderá demorar um pouco, mas o disco provavelmente estará livre de erros ao término;


Execute a verificação do disco

Passo 4. Você também poderá realizar uma formatação completa do pendrive. Para isso, certifique-se que a opção “Quick Format” está desmarcada. Por fim, clique no botão “Format Disk” e aguarde o término do processo.


Execute a formatação completa do disco

Pronto! Verifique se seu pendrive voltou a funcionar. Caso não, confira se o dispositivo sofreu danos físicos. É importante ressaltar que, ao executar os procedimentos deste tutorial, todos os dados contidos no pendrive serão apagados. Portanto, caso você consiga acessar os arquivos, mesmo que o dispositivo esteja instável, salve-os em um local seguro. 

 

 

 

  RECOMENDE NO GOOGLE +1:


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento