Página Inicial » Dicas e Truques



|05|

 

Recupere documento excluído do computador

 Se você usa um computador, provavelmente já perdeu ao menos um arquivo importante. Os problemas da informática nem sempre são evitáveis, mas a recuperação de documentos é mais fácil e viável do que parece. Mesmo quem não costuma fazer as imprescindíveis cópias de segurança pode resgatar arquivos que, devido a vírus, a problemas mecânicos ou a mero apagamento acidental, pareçam perdidos.

A primeira etapa é banal, mas não custa lembrá-la: abra a Lixeira do sistema, que fica na área de trabalho do Windows, e dê uma olhada. Também faça uma busca antes de tomar atitudes mais drásticas --é só clicar em Iniciar, Pesquisar e Arquivos e digitar o nome do documento perdido.

Não achou nada? Então baixe o software Restoration, que é gratuito (www.mpsnet.net/portal/dicas/Restoration.zip) e opera o "milagre", tecnicamente simples, de ressuscitar arquivos apagados.

Para abrir o programa, o PC precisa ter um descompactador. Máquinas com Windows Me e XP já possuem um. Se você usa outra versão, instale o gratuito Filzip.

Observe a tela do Restoration, que é muito simples. No campo All or part of the file, digite o nome do documento perdido e aperte o botão Search Deleted Files. Aguarde a varredura.

Se o programa encontrar algum documento, clique nele com o mouse e aperte o botão Restore by Copying. Minimize a janela do Restoration, volte para a área de trabalho do Windows e tecle Ctrl+V. Pronto.

O Restoration tem outras opções relevantes. Se você não se lembra do nome do arquivo que perdeu, mas sabe de que tipo ele é (um texto no formato DOC ou uma foto JPG, por exemplo), simplesmente digite sua extensão no campo de busca do programa. Se o seu micro tem mais de um disco rígido, não deixe de selecionar a opção desejada no campo Drives.

Cuidado

Se o Windows pifar, aparentemente levando consigo todos os arquivos da pasta Meus documentos, pense duas vezes antes de reinstalar o sistema operacional.

A maioria dos computadores "de marca" vendidos atualmente não traz um CD completo do Windows XP, mas um disco de restauração. A diferença é que, geralmente, o CD de restauração apaga os documentos do usuário ao mesmo tempo em que substitui os arquivos danificados do Windows, piorando a situação.

Se você não tem um CD completo do Windows e o sistema está danificado, a solução mais confiável é abrir o PC, remover o disco rígido e ligá-lo em outro micro para copiar os arquivos. Acione, na segunda máquina, um antivírus, como o gratuito AVG.

 

 

 

  RECOMENDE NO GOOGLE +1:


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento