Página Inicial » Dicas e Truques



|04|

 

Atalhos do Windows  

Atalhos do Windows

Mesmo sendo um sistema operacional de interface gráfica, utiliza-se muito o teclado no Windows. Além de escrever textos (óbvio :P), podemos utilizar atalhos através dele a fim de aumentar a produtividade. A tecla WinKey (aquela com o símbolo do Windows que fica entre o Control e o Alt) é pouquíssima utilizada pela maioria das pessoas. Muitas sequer sabem seu nome. Mas a verdade é que, sabendo usá-la, será muito útil no dia a dia. Um exemplo: ao invés de ir ao menu Iniciar > Painel de Controle > Sistema, basta você apertar junto as teclas WinKey e Pause/Break para entrar nas propriedades do sistema. Abaixo, uma pequena lista dos atalhos possíveis através da WinKey.

Obs.: Entenda "+" como sendo para pressionar junto as teclas.

WinKey Abre o Menu Iniciar
WinKey + E Abre o Windows Explorer
WinKey + F Abre a Pesquisa
WinKey + R Abre o Executar
WinKey + L Altera usuário
WinKey + M Minimiza todas as janelas
WinKey + Shift + M Restaura todas as janelas
WinKey + D Mostra o desktop
WinKey + U Abre o gerenciador de utilitários
WinKey + Pause/Break Abre as propriedades do sistema

Há ainda a possibilidade de acrescentar mais atalhos utilizando a tecla winkey através do freeware WinKey, da Coppernic. Um programa muito útil, e muito discreto. Tanto que nem precisa estar na bandeja para rodar. Após instalá-lo, entre no programa e clique no botão Add.... Na janela que se abre, configure o comando de atalho, a pasta ou arquivo original, e clique em Ok. Faça o teste! :) O ideal é criar atalhos para os programas mais usados no cotidiano.

Outra tecla que tem muitas funções de atalho é o Alt. Em quase todos os programas, nas opções dos menus há sempre uma letra sublinhada. Isso significa que se você apertar a letra correspondente segurando Alt, a opção será ativada.
Alguns atalhos gerais da tecla Alt:

 

Alt + F4 Fecha o programa em foco (no caso de nenhum, desliga o Windows)
Alt + Tab Segure Alt e vá clicando em Tab para alternar o foco entre as janelas abertas
Alt + Enter Abre as propriedades do objeto selecionado
 

Basicamente é isso. Essas são apenas alguns dos atalhos do Windows. Cada programa tem os seus específicos. As teclas de atalho ajudam muito no trabalho, agilizando-o e, consequentemente, aumentando a produtividade. Pode parecer meio estranho no começo, mas depois que se acostuma tudo fica mais fácil. Você passará a usar menos o mouse. Seu pulso agradece :-)

 

 

 

  RECOMENDE NO GOOGLE +1:


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento