Página Inicial » Dicas e Truques



|02|

 

Aumente a performance do HD  


  

Muitos usuários reclamam de baixo desempenho do disco rígido. Uma providência que devem tomar é, pelo menos uma vez por mês, usar o programa Scandisk para corrigir problemas e em seguida utilizar outro programa chamado Desfragmentador de Disco para organizar os arquivos de modo que seus acessos sejam feitos com menos movimentos das cabeças de leitura e gravação do disco rígido, o que contribui bastante para uma operação mais eficiente.
Entretanto, existem outros recursos que estão disponíveis nos PCs modernos, mas não são habilitados automaticamente em uma instalação padrão. Uma providência a ser tomada é configurar o sistema de arquivos na opção "Servidor" nos computadores com mais de 20 MB de RAM. Portanto, todos os PCs modernos, mesmo os mais simples, estão nesta categoria. Isto não tem relação com o fato do PC ser ou não um servidor, e sim com a quantidade de memória RAM.
Para fazer esta configuração, abra o Painel de Controle e clique no ícone Sistema.Selecione a guia Desempenho. Clique no botão Sistema de Arquivos e escolha a guia Disco rígido. Programe no campo "Função deste computador" a opção "Servidor de rede". Coloque no máximo o controle da otimização de leitura antecipada. Será preciso reiniciar o computador para que as mudanças tenham efeito.
Outra otimização a ser feita é habilitar o modo de transferência Ultra DMA, que normalmente fica desabilitado em uma instalação padrão. Abra o Painel de Controle e clique em Sistema, selecione Gerenciador de Dispositivos, aplique um clique duplo em Unidades de Disco e Unidade de disco tipo 46 (ou 47). Selecione a guia Configurações e marque a opção DMA. Reinicie o seu computador e pronto. Seu disco rígido estará configurado para a máxima taxa de transferência possível.

 

 

 

  RECOMENDE NO GOOGLE +1:


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento