Página Inicial » Dicas e Truques



|02|

 

Como verificar erros do disco rígido no Windows XP e 2000


  

Você usa o Windows XP, ou o Windows 2000, e quer verificar se há erros em seu disco rígido. Não adianta procurar pelo ScanDisk, o utilitário que faz essa tarefa no Windows 9x e no Windows Me. Ele não existe no XP ou no 2000. Em seu lugar, entrou o CheckDisk (Chkdsk. exe), que normalmente fica no subdiretório
c:\windows\system32, no Windows XP, ou c:\winnt\sys tem32, no 2000.

Você pode acionar esse programa pela janela Executar. Basta digitar lá o comando chkdsk x: /f. Aqui, x indica a letra do drive e /f a opção para que os erros encontrados no disco sejam convertidos em arquivos. A operação vai ser realizada no Command Prompt, a janela que emula o DOS.

Outra forma de pôr o CheckDisk para trabalhar é ir à janela Meu Computador ou ao Windows Explorer e, lá, clicar no drive desejado com o botão direito e escolher Propriedades. Na tela que se abre, passe à orelha Ferramentas e clique no botão Verificar Agora. Aparece outra janela, Verificar Disco. Nela, você pode marcar duas opções:

1. "Corrigir Erros do Sistema de Arquivos Automaticamente", e
2. "Procurar Setores Defeituosos e Tentar Recuperá-los"

Em qualquer dos dois caminhos — o Command Prompt ou as propriedades do drive — a verificação de um drive, com a opção /f (equivalente a Corrigir Erros do Sistema de Arquivos), em boa parte dos casos não é aceita pelo programa, que precisa ter acesso exclusivo à unidade. Nesse caso, o sistema operacional oferece ao usuário a opção de agendar a verificação do disco para o próximo reinício do computador.

 

 

 

  RECOMENDE NO GOOGLE +1:


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento