Página Inicial » Dicas e Truques



|01|

 

Aprenda a criar senha para proteger seu computador de xeretas


  

Se você anda desconfiado de que alguém esteja vasculhando seu computador ou simplesmente quer ter certeza de que ninguém além de você tenha acesso a seus dados, definir uma senha na Bios é uma alternativa eficiente.

Bios (basic input output system) é o software de controle instalado na memória permanente do PC e estabelecer uma senha para sua ativação garante que o computador não será ligado por um estranho.

Para isso, é preciso mexer na tela de configuração do hardware pressionando, assim que o computador for ligado, a tecla específica para ativação do Setup. Essa tecla varia conforme o PC, mas descobrí-la é muito simples: logo que a máquina é iniciada, aparece no canto da tela algo como ou , basta checar qual corresponde ao Setup no seu computador.

Isso feito, é só apertar a tecla antes que o PC se inicie. Ou seja, enquanto a tela com a indicação de Setup estiver visível.

Então a tela de configuração do hardware se abrirá. Com as setas do teclado, leve a seleção até a palavra Security > Power-On Password. Uma nova caixa de diálogo aparecerá na tela solicitando que você digite a senha desejada e confirme a mesma senha logo abaixo. Depois disso, leve a seleção até File > Save changes and Exit.

Pronto. Agora, toda vez que seu computador for ligado, antes de carregar o sistema operacional, ele solicitará esta senha.

Mas atenção: é importante que você tome as precauções necessárias para não esquecer essa senha, pois caso isso aconteça, terá muita dor de cabeça antes de conseguir ligar o computador. Além disso, vale lembrar que os dados gravados no disco rígido do computador não estão protegidos caso, por exemplo, alguém o roube e instale em outro PC.

Se a sua preocupação com as informações contidas no micro forem assim tão grandes, o ideal mesmo é criptografar os arquivos.

 

 

 

  RECOMENDE NO GOOGLE +1:


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento