Página Inicial » Dicas e Truques



|01|

 

Dicas para o Google    


O Google é, sem dúvidas, um dos serviços mais utilizados em toda a Internet. Por trás da simples e simpática aparência, se esconde uma poderosa ferramenta para buscas de informações. O objetivo deste artigo é oferecer dicas para que você possa aproveitar melhor todo o poder que o Google te oferece. Você certamente já sabe, mas, em todo caso, o link do Google é www.google.com.

1 - Faça cálculos no Google

Fazer cálculos no Google é simples. Digite, por exemplo, 2 + 2, 18 * 3, 14 / 8 ou 4 - 3 e veja o que acontece. O Google consegue realizar operações desde operações básicas até as mais complexas. Basta digitar o tipo de cálculo desejado. Veja a lista:

Digite e o Google fará
5 ^ 3 5 elevado a 3
sin(45 degrees) o seno de 45 *
tan(45 degrees) a tangente de 45 *
cos(45 degress) o cosseno de 45 *
sqrt (90) a raiz quadrada de 90
ln (13) o logaritmo base e de 13
log (1,000) o logaritmo base 10
50! o fatorial de 50
4th root of 64 o cálculo da quarta raiz de 64 **
   

 

 





 

 

 

 

* O degrees não é obrigatório. Digite-o somente quando desejar o valor em graus. Sem o degrees, o valor é fornecido em radianos.

** Para 1, deve-se usar st em vez de th. O mesmo vale para 2, onde deve-se nd e 3, onde deve-se usar rd. Para 4 e os demais números, deve-se usar th.

Obs.: os valores usados na lista servem de exemplo. Obviamente você pode utilizar os valores que quiser.

Você não precisa usar cada operação por vez. É possível criar uma equação. Por exemplo, (14+554)*ln(13)/tan(90)+ 1. O Google dará como resultado -729.197942.

2 - Faça conversões

É possível fazer conversões no Google. Veja a lista de conversões:

Digite e o Google converterá
50 miles in km 50 milhas em quilômetros
10 kg in lb 10 quilos em libras
30 cm in ft 30 centímetros em pés
VI in arabic numerals VI em número arábico (o que utilizamos hoje em dia)
2004 in roman numerals 2004 em números romanos

 

 

 

 


 

Em todos os casos, é possível que você faça as operações de modo contrário. E há outras conversões. Basta saber os nomes das medidas em inglês e experimentar no Google. No lugar dos valores, você pode usar equações. Por exemplo, 10/5+459 in roman numerals. O Google mostrará CDLXI.

3 - Faça busca por sistema operacional

Pouca gente sabe, mas o Google tem páginas para sistemas operacionais. Assim, se você é usuário de Linux ou Mac, por exemplo, poderá buscar assuntos específicos para esses sistemas. Veja lista de páginas:

Google para Palm: http://www.google.com/palm

Google para Linux: http://www.google.com/linux
 

Google para Mac: http://www.google.com/mac

Google para Windows: http://www.google.com/microsoft

4 - Aprimore suas pesquisas

Você pode aprimorar suas pesquisas usando operadores (+ e -):

palavra +palavra2: procurará páginas que contenham palavra e palavra2;

palavra -palavra2: mostrará páginas que tenhama palavra, mas que não tenha palavra2 (não dê espaço antes do segundo termo);

É possível combinar as operações. Por exemplo, palavra + palavra2 -palavra3.

5 - Pesquise pela frase exata

Se você digitar a frase determinação de um trem, o Google mostrará páginas que tenham as palavras determinação, de, um, trem, mesmo que não esteja nesta ordem. Para procurar a frase exata, digite-a entre aspas: "determinação de um trem".

6 - Dicionário

É possível usar o Google como dicionário (para termos internacionais). Para isso, digite entre aspas a palavra define, seguida de : (sinal de dois pontos) mais o termo. Por exemplo, suponha que você queira saber o que é Linux. Então, no Google, digite: "define: linux" (com aspas!). Agora, é só ver o significado.

Finalizando

O Google é realmente cheio de recursos. Obviamente há muito mais do que os citados aqui. Por isso, explore o Google e suas páginas de ajuda. Lá está documentado tudo o que é possível fazer com ele. Boa pesquisa!

 

 

 

  RECOMENDE NO GOOGLE +1:


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento