Página Inicial » Desafios e Ilusões


 

 

 

   Estereograma

Esse efeito, que não passa de uma fascinante ilusão de ótica, pode ser obtido graças à capacidade que nossos olhos têm de enxergar, como se estivessem em diversas profundidades, imagens repetidas horizontalmente, dispostas em distâncias levemente alteradas.

Algumas pessoas conseguem ver o ESTEREOGRAMA rapidamente. Outras demoram um pouquinho. É só uma questão de treino e paciência até pegarmos o jeito. O importante é estar tranqüilo e não ter pressa. Não adianta tentar forçar a obtenção da imagem. Você só tem que relaxar os olhos e deixar que ela apareça sozinha.

Com a imagem na tela, olhe "através" dela. É uma das maneiras. Para conseguir isso, faça de conta que está olhando para o fundo do computador, atrás da tela. Faça isso e os desenhos já saltarão em diversos planos. Mas se quiser experimentar outro modo, distancie-se um pouco mais de meio metro do computador. Levante um dedo entre você e a tela e olhe fixamente para ele. E as imagens no computador, logo atrás, já estarão oferecendo o efeito tridimensional.

Um estereograma é uma figura com, o que podemos dizer na linguagem popular, propriedades interessantes.
Numa primeira abordagem, o estereograma não é mais do que um desenho, que de algum modo tem um padrão repetitivo. No entanto por trás desse desenho, quase que por magia, vemos outra imagem (a imagem escondida) que dá a ilusão de uma imagem bidimensional ou tridimensional (nalguns casos). Tal como com as ilusões ópticas, nem todas as pessoas têm a aptidão de visualizar a forma (desenho ou objecto) escondido. Começa por te aproximares da figura (se necessário, "colar" o nariz) e fixares um ponto (nota que os teus olhos devem estar na direcção do estereograma, e não numa posição superior ou inferior).  Depois de te manteres nessa posição alguns segundos, afastaste lentamente até uma distância de dois palmos (aproximadamente).  Tenta visualizar e confirma o que viste com a Solução.


 

 

 

 

Técnica de ilusão de óptica que utiliza duas imagens bidimensionais complementares, o Estereograma usa uma combinação de imagens para gerar a ilusão de uma imagem tridimensional.

 

 

 

 

A imagem tridimensional surge quando observa-se as duas imagens com um dos olhos. Os estereogramas começaram a ser criados sobre fotografias utilizando ângulos distintos. Atualmente, graças à evolução da informática, são feitos a partir de softwares.

 

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento