O que fazer quando o pneu estoura ou derrapa em movimento?

Esta é uma situação de emergência que poder acontecer quando você menos espera.

Qualquer um pode se assustar e perder o controle do carro ao perceber que o pneu estourou ou quando o veículo derrapa repentinamente. O que fazer nestas situações?

1 - Derrapagens

Veículos com tração dianteira costumam derrapar com a frente para fora da curva. Ao derrapar, tire o pé do acelerador e jamais pise no freio.

Para controlar a derrapagem, gire o volante para dentro da curva. Saindo da curva, acelere progressivamente.

Automóveis com tração traseira costumam derrapar com a parte traseira para fora da curva. Tire o pé do acelerador e, sem frear, gire o volante para o lado contrário ao da curva até a frente do veículo começar a virar para dentro da curvar. Em seguida, acelere progressivamente.

2 - Estouro de pneu

A tecnologia moderna de projetos e fabricação dos pneus tornou o estouro do pneu algo muito raro. Mesmo assim, é imprescindível fazer uma boa manutenção dos pneus: examine-os em busca de bolhas ou rachaduras (geralmente causadas pelo impacto em buracos ou guias das calçadas).

O que fazer se isso acontecer?
1. Não freie bruscamente.
2. Mantenha o veículo em linha reta (ele tenderá a virar para o lado do pneu afetado) e reduza a velocidade.
3. Quando tiver certeza de que tem domínio do veículo, sinalize para os outros motoristas e saia com cuidado para o acostamento.

Se um dos pneus dianteiros estourar, contrabalance o puxão para o lado do pneu estourado girando suavemente o volante na direção oposta. Depois de alinhar a direção, reduza a velocidade e pare o carro. Um pneu pode estourar devido a uma talha na sua estrutura, mas é muito mais provável que isso seja causado por uma perfuração. Um pneu furado nem sempre estoura. Ele pode esvaziar-se, dando ao motorista a impressão de que está dirigindo sobre uma superfície irregular, como sobre paralelepípedos, mas a direção fica alterada como acontece quando um pneu estoura.

A principal precaução é evitar bater em outros carros. Se um pneu dianteiro estoura ou esvazia, o carro desloca-se bruscamente para um lado (cujo pneu estourou). Se um dos pneus traseiros estourar ou se esvaziar, a parte traseira do carro pode deslizar para um lado. Se um dos pneus dianteiros estourar, evite frear, se possível deixe o carro diminuir a velocidade até que ele pare por completo, gire a direção suavemente paraneutralizar o deslocamento para um dos lados e mantenha o carro sob controle.

Se um pneu traseiro estourar, freie suavemente evite freadas súbitas ou bruscas e mantenha a direção firme para manter o carro sob controle. Não mude de marcha. Ligue a seta para a direita, se for possível, e conduza o carro para o acostamento. Se estiver na pista de dentro de uma auto-estrada, talvez seja mais seguro encostar o carro na divisória entre as pastas na hora de parar. Procure parar em uma superfície resistente, pois você precisará de uma base firme para trocar o pneu.

Os pneus modernos raramente estouram. Mesmo assim, é sempre bom examiná-los para verificar o surgimento de bolhas ou rachaduras, que podem ser causadas por batidas em buracos ou guias. Caso o pneu estoure ou esvazie com o carro em movimento, evite ao máximo pisar no freio. Mantenha as mãos firmes na direção para que o carro fique em linha reta (provavelmente ele vai puxar para o lado do pneu que perdeu o ar) e reduza a velocidade apenas tirando o pé do acelerador. Quando recuperar o controle do veículo, dê sinal e saia cuidadosamente para o acostamento ou outro local seguro para fazer a troca.

Compartilhar no Twitter Recomende pelo WhatsApp


 
 

 

Fale Conosco
Miziara e Silveira Ltda ME
CNPJ: 01.828.629/0001-97 NIRE: 53 2 0085951-3
SQSW 305 B 102 - Setor Sudoeste - Brasília-DF CEP 70.673-422