Página Inicial » Auto Mania




 
|02|
 

Quem lembra deste carro ?

Volkswagen SP

Apresentado ao público em março de 1971, durante a Feira da Indústria Alemã (evento que não existe mais), o modelo SP chamou muito a atenção do público por sua esportividade e design bastante inusitado para o mercado brasileiro, na época.


O nome “SP” é uma homenagem à cidade de São Paulo, onde os modelos foram projetados. O luxuoso acabamento, com bancos anatômicos revestidos de couro, mudaram o conceito que as pessoas tinham da Volks. Pelo preço de um SP, podia-se levar dois Fusca 1300, mas mesmo assim, o carro era ligeiramente mais barato que o esportivo da moda, o Puma GTE.


A quantidade de instrumentos presentes no painel e no console central tinha um forte apelo visual. Além de velocímetro com hodômetro parcial, o carro vinha com conta-giros, marcador de temperatura do óleo, relógio e amperímetro.



O motor 1700 do SP (de 75 cv), com dupla carburação, fazia de 0 a 100 km/h em 17,4. O modelo vinha equipado com pneus radiais e a estabilidade era considerada boa. Freios a disco nas rodas dianteiras davam muito bem a conta do recado.

 

 

 


Conheça os Cursos On-Line
Portal do Conhecimento